Curiosidades

ORIGEM DA PEDRA:

É uma formação natural composta por diversos minerais. A evolução deve-se à natural aglomeração dos elementos orgânicos. Submetidos a elevadíssimas temperaturas, pressões e tempo, no interior da terra por esse motivo se encontram veios nos painéis de mármore e não lisos e limpos como cerâmicos ou sintéticos.

Determinando um tipo de matéria ou pedra, sofre esta influência em diferentes

Estados de formação e com intensidade diversa, formam-se assim os diversos tipos de pedras, que por vezes são muito idênticos.

DUREZA DA PEDRA:

Desde o século XVIII, que se atribui um grau de dureza ás diferentes pedras, com base numa escala de dureza, designada por MOH.

Esta escala está organizada no modo ascendente de dureza com valores que variam entre 1 (talco) até ao 10 (diamante) mais duro.

O grau de dureza na maioria dos mármores, situa-se no 3 (calcite), enquanto que para a generalidade dos granitos entre o valor sobe para 6 ou 7.

Com esta escala, facilmente se infere que uma pedra de dureza 7 risca uma dureza inferior, não sendo possível ocorrer a situação inversa.

Se, análises efectuadas aos detritos nos tapetes de entrada, mostrarem dureza entre o 3 e 7 MOH, facilmente entendemos porque o pavimento de pedra é riscado.

TIPOS DE PEDRAS CÁLCARIAS:

MOLEANOS, MOCA CREME, PORTO DE MÓS.

É pedra calcária da classe das pedras macias e extremamente porosas. Por isso aconselhamos vivamente a sua impermeabilização e vitrificação para que a sua porosidade fique mais preenchida, logo assim se torna uma pedra mais rija, ficando com uma textura de brilho mais nítido e intenso e perdendo o seu aspecto de casca de laranja.

ESTREMOZ, RUIVINA, ATAÍJA, ALPININA, VIDRAÇO-MOLEANOS, CALÇÁDA À POTUGUESA, AZUL CASCAIS

Pedra calcária da classe das pedras médias com pouca porosidade, e uma rigidez média faz um excelente trabalho de acabamento sendo o seu brilho intenso e quase nítido aconselhamos, polimento e vitrificação.

LIOZ, MEN MARTINS, VERDE VIANA

Pedra calcária da classe pedras mármores rija sem porosidade, aconselhamos polimento e vitrificação, rainha em acabamentos sendo o seu brilho muito intenso e nítido.

TIPOS DE PEDRA SILICIOSA:

GRANITOS

São pedras de elevada dureza, não reagem com ácidos e faíscam ao impacto do aço (sílex, basalto, etc.).

MARMORITE, MOSAICO HIDRAULICO, MRC, PLACADO SÍNTÉCTICO, ETC.

Matérias não naturais constituídas com base de fragmentos de pedras calcárias, aconselhamos polimento, impermeabilização e vitrificação, sendo o seu acabamento bonito e bastante brilhante.

CALÇADA À PORTUGUESA

A calçada à portuguesa tem as origens mais profundas a partir do século anterior. É constituída por pedra calcária que na sua junção e seguindo critérios técnicos, conhecidos pelos nossos bons calceteiros de Portugal.

Podendo ser executadas grandes obras de arte e já feitas algumas por todo o mundo e únicas.

A escolha de pavimento em calçada à portuguesa, seja amaciada ou polida é sempre um pavimento de grande qualidade, higiene e longa duração que fica para as próximas gerações.

A Polimentos Duarte fornece, assenta, afaga, polé, impermeabiliza e vitrifica todos os tipos de calçada à portuguesa.

A calçada à portuguesa polida ou não pode ser executada em vários tipos de pedra ou cor sendo os mais utilizados o vidraço.

A calçada à portuguesa polida ou não pode ser aplicada em interiores ou exteriores, tornando esta, os imóveis muito nobres.Polimentos Duarte desaconselha vivamente a utilização de ceras em superfícies de pedra. O suporte fica impossibilitado de efectuar trocas gasosas com o ar, acumulando no seu interior todos os vapores, com inerentes consequências negativas (formação de nódoas no interior por apodrecimento, o lascar da pedra caso coincida com um pico de temperatura e pressão) e torna-se extremamente escurecido.